Autor e foto: Angela Maria Curioletti
Integrantes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Lourenço do Oeste, Quilombo e Dionísio Cerqueira reúnem-se nesta terça-feira (19), no auditório da ADR lourenciana, para o lançamento do programa Crescendo Juntos. Durante todo o dia, os participantes recebem orientações sobre as estratégias de execução, diretrizes, resultado esperados e coo buscar parcerias para que as suas regiões possam melhorar no quesito desenvolvimento econômico.
O primeiro seminário do Estado ocorre em São Lourenço do Oeste. O objetivo do programa é reduzir as desigualdades entre as regiões catarinenses e aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos municípios.
Adriano Boaretto é gerente de Administração da ADR de Quilombo. Para ele o maior problema é achar uma ação que contemple todos os municípios da regional. Ele explica que dos seis municípios integrados a ADR, dois deles acabam puxando o IDH para baixo, caindo a média de toda a regional.
Boaretto conta que uma das ações trabalhadas pela regional é a rota turística, beneficiando a agricultura familiar e empresas rurais. Ele explica que um workshop já foi realizado para algumas famílias e que o projeto está em fase adiantada.
Saiba mais
O Programa Crescendo Juntos é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, do Governo do Estado. Entende-se que o Estado é multicultural e se destaca em inúmeras áreas, mas há desafios que precisam ser superados. Algumas regiões não acompanharam o ritmo de crescimento de outras, o que impede o pleno desenvolvimento de toda a população.
Por isso, o programa tem como finalidade articular, coordenar, orientar e estimular o processo de planejamento e de organização de ações, centrado na redução de desigualdades regionais, promovendo um desenvolvimento inclusivo, equilibrado e sustentável.
Doze regiões serão atendidas dentro do programa, compreendendo 84 municípios, 16,12% da população de Santa Catarina.