Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
Você já deve ter ouvido falar da importância de um belo sorriso. Entre os benefícios, a melhora na autoestima das pessoas. Sendo assim, o governo municipal de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Saúde, tem investido em ações de prevenção e recuperação da saúde bucal. Dezenas de pessoas já estão sendo beneficiadas com o programa Brasil Sorridente, instituído pelo Ministério da Saúde e realizado pela Secretaria de Saúde. A ação tem por finalidade atender a população através do fornecimento de próteses dentárias.
São as Equipes de Saúde Bucal (ESB), que atendem junto as Equipes de Saúde da Família (ESFs), que identificam as pessoas que precisam das próteses. Depois deste processo, os pacientes são encaminhados para o profissional de referência para a confecção das próteses.
De acordo com a secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, atualmente o serviço está sendo realizado por empresa contratada, através dos profissionais Isadora Benato (cirurgiã dentista/implantodontista) e José Juvenil Pacheco dos Santos (técnico em prótese dentária). “Estamos fazendo o atendimento numa média de 60 pacientes por mês, sendo que destes atendimentos são produzidas de 50 a 60 próteses, totais ou parciais”, explica a secretária.
O município de São Lourenço do Oeste está oferecendo este programa graças ao contrato firmado com o Ministério da Saúde, num investimento de R$ 188 mil para 2017. Deste valor, o governo federal repassa R$ 53,550 mil e o restante é uma contrapartida da prefeitura.
A secretária Vânia diz que, considerando os benefícios que o programa Brasil Sorridente oferece às pessoas, o objetivo do governo municipal é fazer com que a ação seja permanente. “Estamos satisfeitos com o programa de próteses e o trabalho está acontecendo dentro do esperado. A quantidade de próteses é pactuada com o Ministério da Saúde, mas pretendemos aumentar o número nos próximos anos”, destaca.
Do início ao fim do tratamento, o paciente passa por seis fases. Por isso, até a finalização do processo, ele retorna ao Centro de Especialidades Odontológicas de quatro a seis vezes.