Projeto de Diagnóstico da Estiagem no Oeste será apresentado em Chapecó

Geral
Chapecó | 14/05/2015 | 20:44

Informações: Chapecó
Foto: Adjori

No dia 19 de maio, terça-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina realiza em Chapecó a apresentação do projeto Diagnóstico da Estiagem no Oeste, no Centro de Eventos do município.

Participam do evento o governador, Raimundo Colombo, o secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, e os técnicos da Udesc que realizam os trabalhos de campo e que vão explanar a execução dos trabalhos no Oeste.

Para Hobus, há necessidade de se utilizar a água com inteligência. Para ele, o Oeste é rico em água de qualidade e não dá para desperdiçar com poços artesianos irregulares. “A ação não é furar um poço artesiano. É instalar estações de tratamento compactas, fazer a rede de distribuição e garantir o bom atendimento dessas pessoas,” enfatizou.

Dados

Estima-se que que exista no Oeste mais de 50 mil poços artesianos ilegais. Segundo o trabalho preliminar das instituições envolvidas no levantamento de informações, a estiagem no Oeste é considerada um dos fenômenos que causa emergência e desastres naturais com maior período de durabilidade. O comparativo é com situações de enchentes e deslizamentos.

De acordo com dados estatísticos da Defesa Civil de Santa Catarina, entre 2002 e 2012 foram registradas 1.003 decretações de situações de emergência, somente superada pelas enxurradas: 1.028.