Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
Foi uma tarde de avaliação e de muito sabor. Reunidos no Núcleo de Atendimento da Criança e do Adolescente (Naca) de São Lourenço do Oeste na terça-feira (26), os participantes do 2º Masterchef Naca apresentaram aos jurados os pratos produzidos para o encerramento do projeto. Eles deveriam elaborar um prato doce e outro salgado, utilizando produtos de baixo custo e fácil acesso.
A secretária de Assistência Social de São Lourenço do Oeste, Adriane de Jesus, diz que o principal de tudo foi ver a dedicação de cada usuário ao projeto. “Eles realmente entenderam a proposta e apresentaram pratos muito bons”. Como uma das juradas, Adriane frisa que a decisão foi muito difícil, mas que no fim todos ficaram felizes pelo excelente resultado. O trabalho envolveu crianças de 12 a 14 anos.
A orientadora social Lucia Maria dos Santos foi a responsável pelo projeto MasterChef Naca. Foi ela quem ensinou as receitas aos usuários e os acompanhou até a hora do julgamento. Os jurados experimentaram panquecas de beterraba e de cenoura, ambas com recheio de presunto e queijo, bolo de casca de banana com calda de caramelo e bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
Lucia diz que, ao longo do processo, não houve dificuldade que não pudesse ser sanada. Todos os alimentos e utensílios foram fornecidos pelo Naca. “Tudo foi além do esperado. As crianças realmente colaboraram e saíram felizes vendo que o objetivo foi alcançado”, comenta Lucia, ressaltando o trabalho em equipe e a organização. A orientadora adianta que a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) estudam ampliar o Masterchef para alunos de 6 a 12 anos.
Objetivo do projeto
A ação nasceu com a proposta de oferecer aos usuários uma oportunidade de vivenciar atividades diversificadas, promovendo a integração e o relacionamento, vínculos de amizade, compreensão, respeito e a familiaridade com o trabalho. A coordenadora do Cras de São Lourenço do Oeste, Manoela Galeazzi, explica que o projeto tem também por objetivo incentivar os usuários a terem hábitos saudáveis através de uma cozinha fácil, prática e saborosa. Por isso, os ingredientes principais deveriam ser de fácil acesso e de custo baixo para que, posteriormente, os usuários possam realizar em casa com suas famílias.
O vice-prefeito, Daniel Hippler, participou do encerramento do 2º Masterchef como um dos jurados. Para ele, a evolução das crianças dentro da cozinha surpreendeu e o projeto foi realmente importante, pois vai proporcionar aos usuários uma vivência mais saudável e responsável em casa.





