Região Oeste terá Vale das Águas

Geral
Quilombo | 09/05/2016 | 12:22

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Divulgação

Há cerca de dois anos, o Conselho Regional de Turismo da Região do Grande Oeste (Conturoeste), através do presidente, Rodrigo Conci, começou a discutir uma redefinição para a região, sugerindo que a mesma passasse a se chamar Vale das Águas. O Oeste catarinense ganhou a denominação de Grande Oeste há alguns anos, quando houve a divisão do Estado em regiões turísticas, como exemplo o Vale Europeu, o Caminho dos Príncipes, e outros.

Para Conci, com esta definição turística, cada região pode demonstrar alguma potencialidade, o que não acontecia com o Oeste. Ele explica que com o desejo de melhorar o turismo da região, a diretoria do Conturoeste fez várias pesquisas para definir um novo nome, usando duas palavras que mais atraem turistas, como sol e água. “Logo verificamos que somos uma região rica em águas termais, lagos, rios, barragens e cachoeiras. Assim, trocar o nome por Vale das Águas seria o primeiro passo para um turismo de verdade”, salienta Conci.

É claro que a decisão não foi unânime, como explica o presidente, então a saída seria criar uma nova região turística, que agregaria mais o objetivo do grupo. “Comercialmente falando ‘venham para o Oeste catarinense no Grande Oeste’ era confuso”, diz.

Depois de muito tempo, o Conselho Estadual de Turismo aprovou o projeto, encaminhando no dia 2 de maio para o Ministério do Turismo, oficializando a nova região turística de Santa Catarina.

Projeto

O presidente do agora Vale das Águas diz que o projeto com o novo nome foi criado com 21 municípios, que deixam a região do Grande Oeste, sendo que 11 deles integrarão o mapa turístico nacional. A sede do conselho será em Quilombo e Rodrigo Conci fica como presidente da primeira gestão por ter sido o articulador.

Pontos importantes

Conci defende sua ideia destacando alguns pontos importantes do Vale das Águas, como as águas termais de Quilombo (a única água termal sulfurosa de Santa Catarina), a cachoeira da comunidade de Salto Saudades, também em Quilombo, os termas de São Carlos e de Águas de Chapecó, o rio Uruguai, que banha toda a parte Sul da região, o rio Chapecó, que banha tantas outras cidades, os diversos lagos de Pinhalzinho, União do Oeste, Formosa do Sul e Santiago do Sul.

“Com a criação do Vale das Águas teremos mais uma região turística para agregar o potencial do Oeste catarinense. Teremos menos municípios, então conseguiremos dar mais atenção para os mesmos”, diz o presidente, acrescentando que como o mapa turístico mudará, haverá também a troca na sinalização, com placas indicativas.

A diretoria do Vale das Águas agradece aos prefeitos, ao secretário do Turismo de Santa Catarina, Filipe Mello, ao presidente do Conselho Estadual do Turismo, Ricardo Stodieck, ao secretário do Conselho, Joel Campos, a diretora de Políticas Integradas do Lazer, Juliana Aguiar, além de todas as pessoas que, de alguma forma, se empenharam para tornar o projeto realidade.