Reinventado, Fórum Empresarial atrai participantes diferenciados

Geral
São Lourenço do Oeste | 16/10/2013 | 12:15

Autor e fotos: Marcelo Coan

Após ter permanecido por 15 anos num mesmo formato, nesta terça-feira (15), a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) apresentou, na 17ª edição do Fórum Empresarial, um novo formato de evento. Diferente de outros anos, nesta edição todas as ações aconteceram em um único dia.

Na percepção do presidente da Acislo, Roberto Casagrande, o novo formato, que tem o foco para a gestão, foi aprovado por todos aqueles que participaram. Ele contou que neste novo formato é possível dedicar a atenção para um único dia. Embora deva deixar a cadeira de presidente — quando acontecer a nova eleição da associação — Casagrande acredita que este novo modelo deverá ser a tendência de agora em diante.

Mesmo que seja um fórum empresarial, o presidente da Acislo disse que o público participante foi diferenciado, ou seja, participaram empresários, colaboradores de empresas, estudantes, professores e jovens. “Isto é interessante, pois contempla todas as idades. Proporcionar uma palestra que possa agradar a todos é uma missão difícil, mas acho que o objetivo foi alcançado”, disse ele e explicou que nesta edição o objetivo foi tentar fazer com que as pessoas vejam a importância da inovação.

A coordenadora do núcleo jovem da Acislo, Daniela Bernardi, disse que os jovens estão habituados com a questão da inovação e hoje aquelas empresas que não seguirem os avanços em pouco tempo estarão fora do mercado. Neste contexto, ela avalia que a discussão proposta pela Acislo faz com que os empresários percebam que ao parar no tempo serão “atropelados”.

Sobre o novo formato, Daniela disse que é uma forma de as pessoas participarem de todas as atividades propostas. No formato antigo, onde a programação era dividida em dois ou três dias, ela contou que muitas pessoas não participavam por indisponibilidade de tempo. “São Lourenço do Oeste é bem carente de palestras e de eventos deste gênero. É um momento em que os empresários, os colaboradores das empresas e estudantes podem participar”.

Para o representante comercial, Lucas Bamberg, que participou pela primeira vez do Fórum Empresarial organizado pela Acislo, o formato adotado e os profissionais escolhidos para as discussões tornou o evento descontraído e objetivo. Na avaliação dele, os temas abordados realmente se encaixam no mercado atual e contribuem para que as empresas se remodelem e se atualizem para melhor atender os clientes que mudam o perfil e exigem mais.

Programação

Como o propósito era realizar todas as atividades em único dia, os trabalhos iniciaram às 16h com workshop tecnologia, ministrado por Márcio Fortes. Na sequência, às 17h, os participantes da 17ª edição do Fórum Empresarial acompanharam o workshop fiscalização e processo administrativo fiscal, coordenador por Célio Armando Janczeski. Às 18h, aconteceu o workshop para empresários, com o palestrante Luciano Steyer (diretor Grupo Meinberg).

Às 19h30 iniciou a palestra coordenada por Alexandre Prates que discutiu a “A Reinvenção do Profissional”. E para fechar a noite e o evento, Steven Dubner, ministrou a palestra “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.