Informações: Diário do Iguaçu
Foto: Teledmedellín
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (23), na cidade de Corumbá (MS), a controladora de voo boliviana Celia Castedo Monasterio. Celia foi a responsável pela análise e aprovação do voo que levava a Chapecoense à Colômbia, no dia 29 de novembro de 2016. O avião caiu em uma região montanhosa, a poucos minutos do destino, o aeroporto de Rionegro, após sofrer uma pane seca.
No dia seguinte, o Verdão enfrentaria o Atlético Nacional, em Medellín, pela primeira partida da final da Copa Sul-Americana. Morreram 71 pessoas na tragédia. Seis sobreviveram.
A prisão foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Ele atendeu ao pedido de autoridades da Bolívia, onde Celia é acusada de crime de atentado à segurança do espaço aéreo. Ela será extraditada para o seu país.
A cidadã boliviana estava refugiada no Brasil e vivia, normalmente, em Corumbá, que fica na fronteira entre os dois países. Celia alegou "perseguição" na Bolívia para pedir refúgio em solo brasileiro.




