Revista Exame aponta Pato Branco entre as cidades mais inteligentes do Brasil

Geral
Pato Branco | 27/08/2015 | 09:04

Informações e foto: Prefeitura de Pato Branco

Pato Branco (PR) é uma das cidades mais inteligentes do Brasil. O conceito foi apresentado pela Revista Exame neste mês, edição 1094, num estudo exclusivo que aponta os municípios que melhor utilizam a tecnologia para atender demandas urbanas. Dos 700 municípios brasileiros analisados pela Urban Systems, 50 integram o ranking em que Pato Branco assume a 39ª posição. Considerando as cidades contidas no estudo com até 100 mil habitantes, Pato Branco assegura o 4º lugar no país.

Cidades Inteligentes é um conceito que vem ganhando força na Europa nos últimos anos. A proposta envolve o desenvolvimento de projetos sustentáveis com tecnologia e que ajudam a melhorar a mobilidade urbana, o atendimento à saúde, a qualidade do ensino e o desenvolvimento urbano.

Tablets para alunos dos 4 e 5º anos, rede de fibra ótica, oficinas de robótica nas escolas, obras de mobilidade urbana, inovação na coleta do lixo e criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, são algumas realizações que revelam a postura da administração municipal de inovar e utilizar a tecnologia para resolver problemas urbanos e levar mais qualidade vida para a população.

Além da Educação, os indicadores considerados pelo estudo apresentado durante o Connected Smart Cities – no início de agosto, em São Paulo, estão economia, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação.

Pela publicação, a região Sudoeste do país concentra quase dois terços das cidades mais inteligentes, 34 no total. O Sul conta com seis representantes, sendo três do Paraná: Curitiba (5º), Maringá (16º) e Pato Branco (39º).

A reportagem da Revista Exame, edição de 5 de agosto, enfatiza que cidades conectadas são atrativas aos olhos de investidores. Para o prefeito, Augustinho Zucchi, Pato Branco já vivencia essa máxima, que reforça o novo momento na história do município, que se confirma enquanto um local de oportunidades.

Santa Catarina

Na lista das 50 cidades, Santa Catarina também aparece com Florianópolis (8ª) e Balneário Camboriú (26ª).