Autor: Marcelo Coan
Fotos: Rotaract Club Integração
Após algumas conversas nos bastidores, no fim da tarde deste domingo (19) integrantes do Rotaract Club Integração São Lourenço do Oeste deram o pontapé inicial ao projeto “Uma Árvore, Uma Vida”.
De acordo com a secretária do Rotaract, Mari Luci Simionato, o projeto consiste no plantio de mudas de árvores. Ela explica que a ação visa contribuir com o meio ambiente. Atrelado a isso, a ação busca celebrar o nascimento das crianças no município. “Cada criança nascida, uma árvore plantada”, resume.
Mari conta que a ideia surgiu no início de maio, onde, em parceria com o cartório de registro civil, foram colhidas as assinaturas dos pais das crianças em autorizações. Feito isso, neste domingo as primeiras mudas com os nomes das crianças foram plantadas nos canteiros centrais da avenida Brasil. “Por ser um projeto de longo prazo, posteriormente as mudas serão plantadas numa área verde do município”, adianta ela.
Segundo a secretária, além de contribuir para o meio ambiente, a ação será um marco histórico do nascimento da criança. “De forma paralela, a família terá o privilégio de acompanhar o desenvolvimento da criança e o crescimento da árvore”.
Viviane Negri, presidente do Rotaract, diz que o projeto busca contribuir com o futuro da humanidade. Além disso, fala que a ação é muito maior do que parece. “Se cada município do Brasil, por exemplo, realizar um projeto semelhante, onde uma árvore será plantada para cada criança nascida, o cenário dos centros urbanos no futuro será outro”, avalia.
Membro do Rotaract Club Integração São Lourenço do Oeste, Rodrigo Moschen acredita que a ação seja uma forma de demonstrar a preocupação com as futuras gerações.
Parceria
Apesar de ser uma realização do Rotaract Club Integração, o projeto conta com a parceria do cartório de registro civil, que fez a coleta das assinaturas dos pais nas autorizações, e da prefeitura de São Lourenço do Oeste, que fez a doação das mudas e autorizou o plantio nos canteiros.