Rotaract Club trabalha em projeto cujo foco é segurança social

Geral
São Lourenço do Oeste | 06/08/2015 | 08:48

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Tendo em vista o aumento da criminalidade no município, o Rotaract Club Integração de São Lourenço do Oeste, através da comissão de comunidades, trabalha no desenvolvimento de um projeto cujo foco é a segurança social. As ações do projeto serão desenvolvidas em dois módulos.

Segundo Viviane Negri, presidente do Rotaract Club, a ideia surgiu dentro da comissão de comunidades, contudo, foi levada aos demais membros da diretoria e em seguida apresentada ao conselho de segurança de São Lourenço do Oeste (Conseg) e a 28ª Delegacia Regional de Polícia de Fronteira (DRP-Fron). “O Rotaract percebe que a sociedade lourenciana, e em seus arredores, vem atravessando situações antes inimagináveis no que diz respeito a violência. Ocorrências que vão de pequenos furtos até sequestros e roubos”, afirma a presidente.

A ideia é que todos os segmentos possíveis da comunidade lourenciana sejam englobados. Entre eles, destaque para instituições, associações, direções de escolas, conselhos e poder público. Viviane contou que dentro da temática segurança social, quatro eixos devem ser trabalhados.

No primeiro, o foco será na prevenção. O objetivo é alertar a comunidade sobre os cuidados que podem ser informados no dia a dia a fim de evitar crimes como furtos e invasão de domicílio. O segundo eixo fará a discussão sobre as maneiras de agir numa eventual ação dos bandidos. No terceiro, as orientações são sobre o pós-ocorrência de crime. “O que o cidadão deverá fazer e quais os procedimentos mais adequados”. No quarto e último eixo, haverá uma explanação sobre a Unidade Prisional Avançada (UPA). A intenção é que a população possa conhecer mais sobre o assunto.

Organização

Apesar de a organização estar num estágio avançado, Viviane explicou que há alguns encaminhamentos em curso. Entre eles, confirmação das datas, algumas reuniões – uma delas com a administração municipal – e formalizações de convites. A previsão é que todas as ações sejam desenvolvidas no mês agosto.

De acordo com a presidente do Rotaract Club, é preciso lembrar o apoio do delegado regional, Carlos Augusto de Andrade Morbini, que além de colaborar na organização, é quem realizará as palestras. O local disponibilizado para os encontros será o auditório da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste.