Informações: G1SC
Foto: Defesa Civil
O sexto tornado ocorrido em Santa Catarina no mês de novembro foi confirmado pela Defesa Civil. O fenômeno foi registrado em Rio das Antas (SC) na terça-feira (28). A confirmação ocorreu nesta quarta (29).
O tornado atingiu a comunidade de Salto Rio das Pedras. Houve destelhamentos, danos em um pomar e a destruição parcial de um galpão, conforme a Defesa Civil. Esses estragos estavam associados à passagem de um tornado.
Por imagens do radar de Chapecó (SC), porém, não foi possível identificar nuvens de tempestades severas, ou ventos geralmente associados a esse fenômeno. Dessa forma, o tornado não pôde ser confirmado por essa tecnologia. A identificação ocorreu após filmagens divulgadas nas redes sociais. Elas mostram um tornado de intensidade fraca, segundo a Defesa Civil.
Pelas imagens, é possível ver um funil, com ventos organizados e rotativos, levantando poeira e detritos ao redor. A rotação dura por um período curto de tempo. O fenômeno pode ser confundido com um redemoinho. O professor Ernani Nascimento, da Universidade Federal de Santa Maria, especialista em tempo severo, explicou, contudo, que se trata de um tornado.
Segundo ele, a dinâmica do vórtice observado é característico deste tipo de fenômeno, e que o ambiente úmido é incompatível com um redemoinho de céu claro. Sobre a ausência de uma tempestade severa, o professor declarou: “A nuvem que o produziu não precisa ser necessariamente uma supercélula, o que pode explicar a ausência de assinaturas típicas de supercélula nas imagens de radar. Estes casos são praticamente impossíveis de alertar justamente pela ausência das assinaturas típicas”.
Outros tornados
- Cunha Porã, em 6 de novembro;
- Tubarão, em 11 de novembro;
- Itá, em 16 de novembro;
- Urupema, em 16 de novembro;
- Balneário Gaivota e Sombrio, em 18 de novembro.
Eventos climáticos
A influência do fenômeno El Niño, do aquecimento global e da própria estação do ano estão entre os principais fatores que contribuíram para os eventos climáticos extremos em Santa Catarina. Em novembro, além dos tornados o estado teve um tsunami meteorológico e muita chuva.