Santa Catarina ganha 242 novos agentes penitenciários

Policial
Florianópolis | 16/10/2014 | 16:23

Informações e foto: Governo do Estado

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), em Florianópolis, a cerimônia da formatura de 242 agentes penitenciários de Santa Catarina. Participaram do ato, entre outras autoridades, o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Sady Beck Junior, e o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Antonio Soares Lima.

Os agentes passaram por curso com 390 horas/aulas, na Academia da Polícia Rodoviária Federal (PRF/SC) e na Academia da Justiça e Cidadania (Acadejuc), recebendo treinamento em áreas como armamento e tiro, defesa pessoal, rotinas administrativas, mediação de conflitos, criminologia e direitos humanos. Foram cerca de 90 dias de treinamento, em turno integral, inclusive com atividades práticas dentro das unidades prisionais.

Todos os profissionais têm curso superior e foram aprovados em concurso público realizado em 2013, passando por rigoroso exame de seleção, incluindo teste psicológico, investigação social e exame toxicológico. Também participaram da cerimônia de formatura representantes da Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal e da Acadejuc e a deputada estadual Ada de Lucca.

Santa Catarina conta hoje com 48 unidades prisionais e, com o grupo formado nesta quinta, passa ter um efetivo de cerca de 2.000 mil agentes penitenciários. Após a formatura, os novos agentes passam pelo processo de escolha de vagas nesta sexta-feira (17), e já podem se apresentar nas respectivas unidades a partir da próxima segunda-feira (20).

Entre os 242 novos agentes estão 23 mulheres.

Distribuição dos novos agentes por região:
Grande Florianópolis - 92
Norte - 47
Sul - 44
Vale do Itajaí - 30
Serra, Oeste e Meio-Oeste - 29