Santa Catarina já tem 17 cidades em situação de emergência por causa da chuva

Geral
Santa Catarina | 14/09/2026 | 08:15

Informações: G1SC
Foto: Divulgação

Subiu para 17 o número de cidades que decretaram situação de emergência por causa das chuvas em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil estadual, o levantamento, atualizado na noite de sábado (12), apontou 237 pessoas desabrigadas e 239 desalojadas no estado. Também foram registrados alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos, granizo, destelhamentos, queda de pontes e interdição de vias.

Entre os municípios com maior número de pessoas afetadas está Três Barras, com 117 desabrigados e 43 desalojados. Na cidade, as chuvas da semana passada elevaram o nível do Rio Canoinhas e causaram enchentes na cidade. Em Joaçaba, um rio transbordou e arrastou carros. A água também invadiu um supermercado na sexta-feira (11).

Em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina afirmou que permanece em monitoramento e atuação conjunta com os municípios, acompanhando a evolução das condições meteorológicas e dos impactos registrados.

Municípios com decreto de Situação de Emergência

Canelinha - Canoinhas - Três Barras - Treze Tílias - Lebon Régis - Guatambú - Águas de Chapecó - Joaçaba - Herval D'Oeste - Vargem Bonita - Irineópolis - Luzerna - Rio Negrinho - Erval Velho - Ibirama - Rio das Antas e Salto Veloso.