Santa Catarina termina Jogos Escolares da Juventude com recorde de medalhas

Esporte
Londrina | 15/09/2014 | 09:44

Informações e Foto: Fesporte

Foram dez dias de disputas em solo paranaense e a delegação de Santa Catarina deixou Londrina no sábado (13) com um novo recorde de medalhas em uma edição de Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 anos. Foram 41, sendo 39 na primeira etapa, de modalidades individuais, e duas douradas no último dia de jogos, nas coletivas.

O Estado também estabeleceu uma nova marca de medalhas de ouro: 14. E ainda garimpou outras 16 de prata e 11 de bronze, terminando a competição escolar (o COB não aponta um campeão-geral) entre os primeiros colocados, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro e a frente de Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

No sábado (13), Santa Catarina participou de cinco decisões, duas finais e três decisões de terceiro lugar. Os bronzes não vieram, com as derrotas do handebol feminino (EEB Claudino Crestani, de Palma Sola) para o Caic Barbosa de Deus (PI) por 11 x 10, do basquete feminino (EEB Gasparino Zorzi, de Campos Novos) por 54 x 40 para o SMCE Madureira (RJ) e do vôlei masculino (EM Erwin Prade, de Timbó) para o Colégio Leonardo da Vinci (SP) por 3 sets a 2.

Em compensação, nas finais as catarinenses não vacilaram. Em uma decisão eletrizante, o futsal feminino da Escola Lourdes Lago, de Chapecó, manteve a dinastia catarinense na modalidade. Saiu vencendo o Colégio Albert Einstein (RJ), tomou a virada já na etapa final e conseguiu empatar e levar a decisão para os pênaltis.

Aí as meninas não desperdiçaram e foi a hora de brilhar a goleira Carol, que defendeu duas cobranças das cariocas e definiu o placar em 4 x 2. Muita festa na quadra do Colégio Marista pelo pentacampeonato de Santa Catarina no futsal feminino dos Jogos Escolares 12-14 anos: desde 2010, o Estado foi ouro com equipes de Caçador (2010 e 2011), de Criciúma (2013) e agora duas vezes com Chapecó (2012 e 2014).

E na última final do programa, o vôlei feminino da Escola Sara Castelhano Klenkauf, de Guaraciaba, confirmou o favoritismo construído ao longo do torneio e fez 3 sets a 0 (25/15, 25/14 e 25/16) no Colégio Impacto, do Pará. Com isso, as meninas (bronze em 2013) fecharam a competição sem perder nenhum set nas cinco vitórias até o ouro. As duas equipes catarinenses campeãs vão representar o país no Sul-Americano escolar, que vai acontecer em meados de dezembro em Aracaju (SE). Os campeões das modalidades individuais também serão convocados.