Santa Catarina teve aumento de 29% no número de transplantes realizados pelo SUS

Geral
Santa Catarina | 27/09/2013 | 17:40

Informações: Polícia Civil
Foto: Secretaria de Estado da Saúde

No Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado nesta sexta-feira (27), a Polícia Civil se mostra atuante nesta luta que vem registrando, por parte de todo o Estado, bons números em relação ao país. Santa Catarina segue em primeiro lugar no Brasil em número de doadores de órgãos e tecidos. Até o dia 31 de julho deste ano, a SC Transplantes recebeu múltiplos órgãos de 92 doadores, equivalente a 25,4 doadores por milhão de população (p.m.p.), enquanto a média nacional no primeiro trimestre de 2013 ficou em 13,3.

Em 2012, o Estado manteve a liderança com 26,4 pessoas p.m.p., deixando a média nacional para trás, com 12,6. E em 2011, Santa Catarina também foi líder nacional com 25,4 doadores p.m.p., enquanto a média no Brasil foi de 10,7.

Na região de Criciúma, o trabalho de Captação de Órgãos e Tecidos tem o apoio Institucional do Banco de Olhos (BOC), Polícia Civil, IGP (IML), Fórum e a filial da Cruz Vermelha Brasileira em Criciúma. O Serviço Aeropolicial (Saer) é outro exemplo do comprometimento da Polícia Civil com esta causa. Foram diversos atendimentos – transporte de órgãos, de equipe médica e até de pacientes – numa parceria com a SC Transplantes.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Santa Catarina teve aumento de 29% no número de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2012. Mesmo com números que mostram o engajamento da população catarinense em prol da doação de órgãos e tecidos, no país, aproximadamente 70 mil pessoas aguardam na fila por um transplante.