Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
Será domingo (18), a partir das 8h. O local escolhido em São Lourenço do Oeste (SC) foi o bairro São Francisco e a ocorrência será vendaval. O município é um dos mais de 200 que se inscreveram para participar do primeiro Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
O objetivo é realizar uma evacuação simulada de comunidades e a abertura de abrigos temporários, mobilizando toda a estrutura estadual de resposta.
Conforme Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil, os cenários de desastres foram escolhidos conforme as características de evento que já afetaram e podem afetar novamente os municípios. Jupiá (SC), por exemplo, vai simular tempestade com granizo, enquanto Novo Horizonte será tempestade com vendaval e Galvão chuva intensa. Todas as simulações acontecem no mesmo dia.
Estarão envolvidos Corpo de Bombeiros, governo municipal e Grupos de Ações Coordenadas (Grac), estruturas locais responsáveis por atuar em situações de emergência, além das coordenadorias regionais da Defesa Civil e parceiros federais e estaduais.
São Lourenço do Oeste
A programação começará às 8h com a instalação do Gabinete de Crise, na prefeitura. Depois, às 9h, será emitido um alerta de evacuação simulada para o bairro São Francisco. Em seguida, será ativado um abrigo temporário no ginásio de esportes.