Informações: Redação Minutta e Fetrancesc
Foto: Arquivo/Minutta
A 20ª edição da Pesquisa Confederação Nacional de Transportes (CNT) de Rodovias constatou que, dos 3.179 quilômetros analisados no Estado de Santa Catarina, 59,3% estão entre regular e péssimo, cuja avaliação considera as condições do pavimento, da sinalização e da geometria da via. Foram avaliadas 30 rodovias com extensão estadual e federal.
Os piores trechos no Estado são de jurisdição estadual: a rodovia SC-451 - entre Caçador e a BR-153 - e a SC-305 - entre o município de São Lourenço do Oeste até a BR-163. Na pesquisa a rodovia aparece com o nome antigo, SC-473.
O estudo da CNT e do Sest/Senat abrange toda a extensão da malha pavimentada federal e as principais rodovias estaduais pavimentadas. “Precisamos de fortes investimentos na infraestrutura de transporte e logística e de modernização da infraestrutura rodoviária”, disse o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, que se mostrou surpreso com a avaliação da BR-470, que segue do município de Itajaí, Norte do Estado, a Campos Novos, região Oeste de Santa Catarina. “A minha surpresa foi a 470 não ter sido considerada como péssima”. A BR-470 foi considerada no estado geral como regular.
De acordo com a pesquisa, somente os problemas no pavimento geram um aumento médio de 24,9% no custo operacional do transporte. A má qualidade das rodovias é reflexo de um histórico de baixos investimentos no setor. Em 2015, o investimento federal em infraestrutura de transporte em todos os modais foi de apenas 0,19% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor investido em rodovias (R$ 5,95 bilhões) foi quase a metade do que o país gastou com acidentes apenas na malha federal (R$ 11,15 bilhões) em 2015. Já em 2016, até setembro, dos R$ 6,55 bilhões autorizados para investimento em infraestrutura rodoviária, R$ 6,34 bilhões foram pagos.
A CNT calcula que, para adequar a malha rodoviária brasileira, com obras de duplicação, construção, restauração e solução de pontos críticos, seriam necessários investimentos de R$ 292,54 bilhões. A etapa de coleta da Pesquisa CNT de Rodovias 2016 durou 30 dias (de 4 de julho a 2 de agosto).
Região Noroeste
Ao portal Minutta, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) informou que a SC-480 - São Lourenço do Oeste a Xanxerê - foi apontada como “regular” na pesquisa. Já a SC-157 - São Lourenço do Oeste a Chapecó - não entrou na pesquisa.