SC terá feriadão com grande volume de chuvas, alerta Defesa Civil

Geral
Santa Catarina | 28/10/2021 | 20:29

Informações e foto: ND+

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para chuva persistente e volumosa entre esta sexta-feira (29) e domingo (31). As principais áreas atingidas devem ser a da Grande Florianópolis, Litoral Sul, Litoral Norte, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí, além do Planalto Sul.

São esperados acumulados entre 70 e 100 milímetros de chuva com pontuais ainda maiores nas regiões em laranja do mapa, onde o risco é alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado.

Segundo o órgão, a condição para chuva é intensificada nestas regiões pela presença de áreas de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, resultando em precipitação mais intensa, persistente e volumosa.

O órgão recomenda que as pessoas evitem o contato com as águas e não dirijam em locais alagados. Além disso, evite transitar em pontilhões e pontes submersas, além de ter cuiddo com crianças próximas a rios.

Em caso de deslizamento de terra, fique atento a inclinações de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência, além do aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.