SC teve seis tornados com ventos acima de 100 km/h em apenas dois dias

Geral
Santa Catarina | 04/07/2025 | 11:03

Informações: G1SC
Foto: Defesa Civil

Pelo menos seis tornados foram registrados em um único fim de semana em Santa Catarina, confirmou a Defesa Civil estadual nessa quinta-feira (3). Os registros ocorreram entre os dias 22 e 23 de junho no Oeste e na região serrana, com ventos que passaram dos 100 km/h e deixaram rastros de destruição. Não houve feridos.

A situação, segundo o órgão, "evidencia características climáticas únicas da região Sul do Brasil, especialmente do Grande Oeste catarinense".

Os fenômenos foram registrados em Passos Maia, Xavantina, Belmonte, Descanso e São José do Cerrito. Um tornado também foi identificado em Lages, na Serra catarinense. O órgão também identificou indícios de tornado entre 28 e 29 de junho em Campos Novos, também no Oeste. A confirmação não foi possível devido à distância do radar meteorológico de Chapecó e Lontras.

O tornado é caracterizado por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade até o solo, apresentando alto potencial destrutivo devido aos ventos intensos.

Confirmações

A primeira ocorrência foi confirmada em Passos Maia com a ajuda de radares meteorológicos, satélites ambientais e sobrevoos com drones. As imagens mostram danos severos na vegetação, como tombamento de grandes árvores e destruição de galpões e residências. A partir da análise do radar, foi possível identificar uma supercélula com padrão de rotação no campo dos ventos, assinatura típica de tempestades com potencial para provocar tornados.

Em levantamento posterior, feito pela Plataforma de Registros e Rede Voluntária de Observadores de Tempestades Severas (Prevots), pelo menos outros cinco municípios apresentaram danos relacionados a tornados entre a noite do domingo (22) e na madrugada de segunda-feira (23).

Entre Belmonte e Descanso, especificamente, foi observada também a ocorrência de microexplosão, segundo a Defesa Civil.