Secretaria de Assistência Social oferece acesso a benefícios eventuais; saiba quem pode receber

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 18/01/2022 | 11:19

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Os benefícios eventuais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) estão previstos em lei e são ofertas da assistência social para prevenir e enfrentar situações provisórias de desproteção decorrentes ou agravadas por nascimentos, mortes, vulnerabilidades temporárias e calamidades.

Em São Lourenço do Oeste, nos benefícios eventuais estão os auxílios natalidade, funeral, em situações de vulnerabilidade temporária e em situações de desastre e/ou calamidade pública. Eles são destinados aos cidadãos com impossibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a manutenção do indivíduo, a unidade da família e a sobrevivência de seus membros.

Como acessar os benefícios?

Conforme a secretária de Assistência Social, Vania Garbin Baldissera, os critérios variam de acordo com cada modalidade, mas é preciso ter residência no município, renda familiar mensal e documento técnico elaborado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social.  O acompanhamento dos benefícios eventuais é feito pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Ainda segundo a secretária, as demandas e encaminhamentos são sempre avaliados em conjunto com as famílias, com atendimentos agendados.

Atendimento

Os interessados em acessar os benefícios podem entrar em contato com o Cras pelos telefones (49) 3344-8569 ou (49) 98864-1151 (WhatsApp), e-mail cras@saolourenco.sc.gov.br ou ainda pessoalmente no endereço rua Isaura Moretto Feuser, nº. 234, bairro Santa Catarina (ao lado da Escola Básica Municipal Santa Catarina), ou com o Creas pelos telefones (49) 3344-8533 ou (49) 98864-1219 (WhatsApp), e-mail creas@saolourenco.sc.gov.br ou pessoalmente pelo endereço rua Dom Pedro II, nº. 984, Centro (ao lado do Fórum).