Secretaria de Educação prepara últimos detalhes para retorno das aulas

Geral
São Lourenço do Oeste | 28/07/2017 | 15:18

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

A rede municipal de ensino de São Lourenço do Oeste terá o retorno das aulas na segunda-feira (31). A novidade será para alunos e professores da Escola Básica Municipal (EBM) Santa Maria Goretti, que serão realocados em novo espaço depois que o prédio foi interditado no dia 6 de julho pelo Corpo de Bombeiros.

No dia da interdição, a Secretaria de Educação já havia anunciado que novos espaços estariam sendo adaptados para acomodar os alunos. De acordo com o secretário de Educação de São Lourenço do Oeste, Alex Tardetti, alunos da Educação Infantil ficarão nas salas do centro paroquial da Igreja Matriz (ao lado do ginásio). “O local foi readaptado conforme laudo expedido pelos bombeiros e obedecendo a legislação vigente”, informa o secretário. Já os alunos dos Anos Iniciais serão acomodados no Senai. “O prédio é do município e há espaço suficiente para compartilhamento”, diz Tardetti, reforçando que novas adaptações foram executadas para melhor atender aos alunos.

Tardetti tranquiliza os pais sobre a segurança dos seus filhos, explicando que em ambos os estabelecimentos serão colocadas grades. Desta forma, os alunos não terão acesso direto à rua.

Merenda

Como o número de alunos da EBM Santa Maria Goretti é muito grande, toda a produção da merenda será feita na cozinha no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira e transportada em “hot box”, caixas especializadas em manter os alimentos frescos e quentes.

Capacitações

No período de férias, a Secretaria de Educação se preocupou em realizar formações específicas. Para os professores, houve a semana pedagógica, reunindo mais de 300 profissionais de São Lourenço do Oeste e de outros cinco municípios. Depois de muitos anos fizemos a formação por áreas e disciplinas. Separamos a Educação Infantil dos Anos Iniciais e Finais. “Trouxemos profissionais com larga experiência e práticas educacionais”, explica o secretário Tardetti. Ele acrescenta que a avaliação final com os professores será dia 31, no retorno das aulas.

As merendeiras também passaram por capacitação. “Embora muitas delas tenham experiência de sobra, sempre é bom estudar e relembrar assuntos importantes, até mesmo porque a legislação vive mudando e temos que nos readaptar as leis nutricionais e de vigilância sanitária”, reforça Tardetti. Segundo informações da nutricionista Kelly Schvanz Rossetti, participaram as merendeiras contratadas e as efetivas, tanto do Estado quanto do município. Além de Kelly, esteve à frente dos trabalhos a nutricionista Caroline Lazarin.