Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano executa obras de tubulação em três bairros

Geral
São Lourenço do Oeste | 26/04/2018 | 15:49

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Há cerca de dois meses, a administração municipal de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, iniciou grandes obras de tubulação na área urbana da cidade, contemplando os bairros Progresso, Perpétuo Socorro e Santa Catarina. 

A primeira obra, e que já se encontra finalizada, foi em trecho que compreende as ruas Guilherme Hack e Benedita Libardoni. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Anilson Spricigo, o que existia no local era um problema crônico e que se agravou com as chuvas de novembro de 2017. A tubulação que havia não tinha capacidade para grande escoamento da água da chuva, causando alagamentos nas ruas. “Foi feita uma intervenção grande, onde colocamos nova tubulação. Também instalamos cinco bueiros para dar escoamento à água da chuva”, diz o secretário. A nova tubulação foi ligada à rede mestre da rua Guilherme Hack, fazendo com que outras casas também não fossem mais alagadas.

No fim da rua Rui Barbosa, próximo ao loteamento Valduga, outras famílias sofriam a cada chuva. O local também recebeu nova tubulação e quatro novos bueiros foram feitos. Esta é uma obra que também está sendo finalizada.

Já no loteamento Meneguetti, o secretário Spricigo explica que a rua Antonio Borges recebeu calçamento na gestão passada, mas sem tubulação. Como se trata de uma rua íngreme, diz o secretário, havia alagamentos por toda a sua extensão, entrando na casa das pessoas. Esta obra está em andamento e, além da tubulação, haverá também a instalação de bueiros.

A quarta obra de tubulação será realizada na travessa Luisa Ebling, em frente da empresa Casaredo. Conforme Spricigo, devido ao intenso tráfego de veículos pesados no local, a rua estava cedendo e apresentando constantes problemas. “Isso causado pelo banhado existente no leito da rua”, acrescenta. A administração municipal optou por retirar todo o material do banhado, abrindo um grande buraco, e colocar rachões e pedras para eliminar o problema e dar sustentação para a rua. “A primeira parte já foi finalizada e a tubulação será feita nos próximos dias”, fala. Além disso, a rua receberá pavimentação asfáltica ainda este ano.

Segundo o secretário Spricigo, a secretaria trabalha para atender todas as demandas existentes, seguindo um cronograma de trabalho por prioridades. As últimas chuvas causaram grandes danos em vários pontos da cidade e, por isso, as equipes estão divididas para amenizar os problemas. “A nossa prioridade é atender os pontos de alagamento em residências”, finaliza.