Secretário da Defesa Civil vistoria terrenos de possíveis Centros Regionais no Oeste

Geral
Chapecó | 01/07/2016 | 14:19

Informações e foto: Defesa Civil

Santa Catarina já conta com 20 coordenadorias regionais da Defesa Civil do Estado (Coredecs). Os profissionais com conhecimento técnico se tornaram apoio dos municípios e um braço da Secretaria de Estado da Defesa Civil na gestão de uma crise, gerada por um evento adverso ou fenômeno climático severo.

Diante disso, um novo passo foi dado pela Defesa Civil de Santa Catarina. Trata-se da instalação dos Centros Regionais, que vão abrigar as coordenadorias regionais. Além de estrutura física para abrigar os profissionais, os Centros vão possibilitar um espaço adequado para gestão do evento em andamento. A ideia é que autoridades se concentrem no espaço para definir ações e estratégias durante a operação. O espaço vai conter ainda, uma sala de situação com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, inclusive com reuniões através de videoconferência.

Os centros vão estar sediados nos municípios que já abrigam os Coredecs. Exceto em Florianópolis, que o coordenador regional compõe o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd/SC) e Chapecó, que o Coredec estará sediado nas instalações do Radar Meteorológico do Oeste.

Para que o processo esteja concluído até o início de todas as operações, em maio de 2017, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli visita nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (1°) a região Oeste de Santa Catarina. A visita será para conhecer áreas que poderão receber as edificações.

A comitiva do Estado visita São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó e Xanxerê. A intenção de Moratelli é verificar os terrenos que vão receber a infraestrutura dos Centros Regionais, acessibilidade e outros fatores.