Informações: Governo do Estado
Foto: Arquivo/Minutta
A madrugada desta segunda-feira (18), assim como o fim de semana, foi de temperatura baixa e negativa em Santa Catarina. Em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram -6,4°C e em Urupema, -7,1°C. Também foi registrada temperatura negativa em cidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e até do Alto Vale do Itajaí e região serrana de Florianópolis. A condição se dá devido a uma intensa massa de ar polar que atua no Estado. Conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a madrugada foi considerada a mais fria do inverno até o momento.
“A próxima madrugada ainda amanhece com frio de inverno. Esse clima gelado será amenizado no decorrer da semana e a temperatura sobe gradativamente. A umidade do ar estará baixa, mantendo o tempo estável durante a semana”, informou a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues. Na madrugada de terça-feira a temperatura mínima fica negativa entre -1°C e -6°C nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada ampla. No Litoral, mínima entre 2°C e 6°C, com geada isolada. Especialmente para o Litoral, a temperatura mínima prevista é considerada extremamente baixa para a época do ano.
Entre os municípios da região que registraram temperaturas próximas a zero ou negativa está Novo Horizonte (0,1), Maravilha (-1,2), Chapecó (1,5), Xanxerê (-0,1), Ponte Serrada (-3,7).
Neve
De acordo com a Epagri/Ciram, ocorreu neve em São Joaquim, na Serra catarinense, por volta das 5h, quando os termômetros marcavam -1,5°. A meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, explicou que a umidade vinda do oceano junto com uma massa de ar frio favoreceu a ocorrência da neve na cidade.
Registro
As menores temperaturas já registradas no Estado foram de -14ºC em Caçador (junho de 1952), -12ºC em Canoinhas (agosto de 1963), -11,6ºC em Xanxerê (junho de 1945) -10ºC em São Joaquim (agosto de 1991), -9,5ºC em Campo Alegre (julho de 1923), -9,3ºC em Videira (julho de 1975), -9,1ºC em Irineópolis (agosto de 1963) e -8ºC em Lages (julho de 1915). O recorde do mês de junho em São Joaquim foi de -7,9°C no dia 25 de junho de 1960.