Semana municipal voltada ao enfrentamento das doenças de alzheimer e parkinson é aprovada no Legislativo lourenciano

Política
São Lourenço do Oeste (SC) | 23/11/2021 | 07:52

Informações: Redação Minutta e Câmara Municipal
Foto: Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste (SC) aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores das Doenças de Alzheimer e Parkinson. O projeto de lei é de autoria do vereador Silvian Hentz (PT).

Pela proposta, a semana será realizada anualmente em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e terá por finalidade esclarecer a população quanto a importância de apoio aos portadores das doenças de alzheimer e parkinson. Ainda, apresentar as problemáticas que acometem seus portadores e a divulgação dos sintomas para que cada vez mais se tenha um diagnóstico precoce das doenças.

O vereador diz que, para a agenda, a proposta é ter várias atividades para conscientizar a população.

Saiba mais

O que é a doença alzheimer? É a principal causa de demência, representando cerca de 50 a 80% dos casos. É uma doença que afeta o funcionamento do cérebro de modo lento e progressivo, caracterizada pelo comprometimento de duas ou mais funções cognitivas, por alterações de comportamento, diminuição da interação social, graves o suficiente para afetar as atividades da vida diária.

O que é parkinson: É um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores. Danos às células nervosas do cérebro fazem com que os níveis de dopamina caiam, causando os sintomas de parkinson. Geralmente, começa com um tremor na mão. Outros sintomas são movimento lento, rigidez e perda de equilíbrio.