Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Divulgação
Há cerca de três anos , o projeto Semeando Saúde Única nas Crianças promove a atitude responsável em relação à saúde humana, animal e ambiental. Uma cartilha, com desenhos e textos focados nas crianças, se tornou um material didático exclusivo e replicável e é entregue para todas as crianças.
Realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina em parceria com a Associação Protetora dos Animais Fênix, de São Lourenço do Oeste (SC), o projeto aconteceu na tarde desta quinta-feira (4) na Escola Básica Municipal (EBM) São Roque. O público-alvo são alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Tiago Paixão, veterinário, por exemplo, falou sobre zoonose, um tipo de doença onde as pessoas ficam doentes pelo contato com animais domésticos ou silvestres, que já tem a doença, e sobre como prevenir: lavando e higienizando os alimentos, vacinando cães e gatos e não deixando água parada em casa.
Mas, os alunos passam por várias "estações". Em cada sala, uma atividade diferente. Teatro, desenho e pintura e plantio de árvores são algumas das ações. A presença da Polícia Militar e do Ministério Público também reforça a importância do projeto Semeando Saúde Única nas Crianças.
A presidente da Fênix, Benice Folador, explica que o projeto deixa em aberto a participação de profissionais, seja da área pública ou privada. Ela lembra que o projeto resultou na criação de uma lei municipal que instituiu o tema saúde única no currículo escolar. Ainda, o reconhecimento chegou em seminários em Brasília (DF) e até mesmo no 2º Simpósio Internacional de Direito Animal.





