Autor: Marcelo Coan
Foto: Reprodução/Facebook
Nesta semana, no bairro Cruzeiro, agentes comunitários de saúde do município de São Lourenço do Oeste localizaram uma serpente dentro de uma residência. Por se tratar de uma coral, a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada e fez a captura e a retirada do animal do local.
Segundo o tenente comandante do quartel do 5º Pelotão de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste, Rangel Kehl, chamadas deste tipo ocorrem esporadicamente. Contudo, ele alerta para alguns cuidados. “Toda vez que as pessoas se depararem com um animal peçonhento é importante que mantenham a calma e tentem identificá-lo. Pode se tratar de algum tipo de aranha, escorpião ou serpente”, diz.
Conforme Kehl, se a pessoa se sentir segura para tentar a retirada utilizando algum objeto tipo vassoura, rodo ou esfregão, poderá fazê-la. “Importante é fazer a retirada do animal sem causar ferimentos ou matar, pois muitas vezes são de grande utilidade no controle de pragas”, orienta, lembrando que no caso de não haver segurança, o Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado através do número 193.
Acidente
Em caso de acidente envolvendo animais peçonhentos, algumas ações devem ser realizadas. O tenente orienta lavar o local da picada com água e sabão, manter a vítima em repouso, elevar o local afetado, remover anéis, pulseiras e outros adornos e ligar para o Corpo de Bombeiros.