Autor e fotos: Angela Maria Curioletti
Cerca de 240 pessoas participaram na noite de sexta-feira (29), no pesque-pague Taimar, de um evento em comemoração ao Dia do Trabalho (1º de maio), realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias na Construção Civil e Mobiliário (Sinticom), em parceria com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Santa Catarina (FeiticomSC), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom) e Nova Central.
A presidente do Sinticom, Maria Fernandes, destaca que o evento foi pensado de forma que os associados aproveitassem para obter mais conhecimento sobre segurança no trabalho, pois saúde e segurança devem andar juntas.
Jorge Moraes falou sobre "Acidente, Responsabilidade e Conscientização". Ele é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintracom) de Maringá (PR) e coordenador do Comitê Permanente Nacional (CPN). Ele chamou a atenção sobre os cuidados coletivos, mas principalmente individuais, salientando que cada um precisa cuidar de si mesmo para não morrer trabalhando. Ele apresentou fotos de casos reais de pessoas que se acidentaram e morreram por não seguir as normas de segurança no trabalho.
Depois, Jairo José da Silva, diretor da Contricom e técnico em Segurança no Trabalho, contou um pouco sobre a criação das normas de segurança no trabalho, alertando os empresários para que cuidem do local de trabalho de seus funcionários.