Sistema Sicoob participa da primeira Sociedade de Garantia de Crédito

Geral
Chapecó | 29/08/2014 | 09:51

Informações: Assessoria com MB Comunicação

Na última semana, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) Garanteoeste-SC assinou os termos de adesão para a formação do fundo garantidor de risco pelas cooperativas do sistema Sicoob. O evento também marcou a apresentação do processo de implantação da SGC, fundada no mês de junho.

Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, agora o desafio é fazer uma boa gestão, cumprir os requisitos e exercer no oeste catarinense um trabalho de referência. Para o vice-presidente do Sicoob Central SC/RS, Eloi Frazzon, a SGC proporcionará maior sustentabilidade dos negócios. “Esperamos aumentar o número de associados com as ACIs envolvidas e contamos com uma atuação pró-ativa das associações”.

Dado esses passos, agora a SGC tem como objetivo a elevação do grau de competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às empresas associadas. Sua função será analisar os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assumir o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de insucesso e falência com a recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida.

Formação

O sistema Sicoob é formado por 40 cooperativas em Santa Catarina, das quais dez assinaram os termos de adesão para aportes destinados à formação dos Fundos Garantidores de Risco nessa semana. A carteira ativa de associados é de mais de R$ 6 bilhões.

Fazem parte do Fundo Garantidor de Risco as unidades do Sicoob em Itapiranga, Palmitos, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Cunha Porã, Chapecó, São Lourenço do Oeste, Passos Maia e Concórdia.
Metas

A Garanteoeste-SC almeja conceder 240 cartas de garantias no primeiro ano de funcionamento. Nos três anos seguintes, a SGC pretende aumentar as operações para, respectivamente, 390, 510 e 660 cartas de aval. Para o quinto ano de funcionamento, a meta é chegar à emissão de 840 cartas de garantias – média de 70 operações mensais – para os pequenos negócios da região.