Autor: Marcelo Coan
Foto: Reprodução
Durante os meses de janeiro e fevereiro, as doações de sangue nos bancos diminuem. Em Santa Catarina os números chegam a cair até 30%. Segundo a assistente social do Hemosc, Roseli Sandrini, também é nesse perÃodo que aumenta a necessidade de se doar sangue.
Santa Catarina conta com um hemocentro central, em Florianópolis, seis hemocentros regionais (Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau), três postos de coleta (em Canoinhas, Jaraguá do Sul e Tubarão) e oito agências de transfusão.
De acordo com a enfermeira e uma das coordenadoras da campanha de coleta de sangue em São Lourenço do Oeste, Catia Cilene Schafer, embora exista uma programação do Estado, devido a proximidade, o municÃpio tem pactuação com o Hemonúcleo de Pato Branco. Ela explicou que hoje a referência em procedimentos cirúrgicos e que requerem transfusão de sangue é Pato Branco.
Catia adiantou que já há datas definidas para as coletas de sangue em 2014. Com a etapa interna da empresa Enele, ao todo serão quatro campanhas (veja as datas abaixo). No ano passado, segundo a enfermeira, entre os municÃpios do sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, São Lourenço do Oeste foi o municÃpio que mais contribuiu com o Hemonúcleo de Pato Branco. Em média foram 110 bolsas de sangue em cada campanha.
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 quilos. Nas horas anteriores deve-se evitar o jejum, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.
Cronograma de coleta de sangue para 2014 em São Lourenço do Oeste:
18 de março
8 de julho
12 de agosto (reservada apenas para funcionários da Enele)
25 de novembro