Sol aparece, mas setembro quebra recorde de chuva no Estado

Geral
São Lourenço do Oeste | 27/09/2013 | 09:10

Informações: Epagri Ciram
Foto: Arquivo/Minutta

De acordo com levantamento feito pela Epagri Ciram nestes últimos dias, não chovia tanto no mês de setembro desde a grande inundação de 2011. Ainda que a chuva tenha acalmado, até o momento no acumulado de chuva já ultrapassou a média em boa parte de Santa Catarina.

Em alguns locais do Vale do Itajaí e Meio Oeste a chuva já atingiu o dobro do esperado para todo o mês de setembro, já no litoral Sul a chuva ainda é abaixo da média. Este episódio pode ser comparado em parte ao de 2011, onde os valores acumulados ao longo do mês de setembro foram bem elevados.

Em 2011, a chuva foi muita concentrada na região do Vale do Itajaí. Em 48 horas a chuva forte e contínua provocou toda a tragédia naquela época, resultando em inundações, haja vista que o mês de agosto foi muito chuvoso e contribuiu para o episódio de setembro deste ano.

Em setembro de 2013, a chuva foi relativamente bem distribuída ao longo de boa parte do mês. Nos cinco dias anteriores ao episódio do final de semana - 20 a 22 - de setembro - os totais de chuva foram de até 130 milímetros no Vale do Itajaí, o que contribuiu bastante para este evento.

Outro fato relevante foi que na última sexta-feira (20) a chuva se concentrou no centro-norte do Estado, se estendo para as demais regiões no sábado (21). Ao longo deste dia os maiores volumes variaram bastante. Na madrugada e manhã a chuva acontecia no planalto Sul e litoral Sul e depois nas regiões do centro-norte do Estado. Esta variação também aconteceu no domingo (22), porém a precipitação foi mais concentrada no centro norte do Estado.

Neste setembro, os totais de chuva foram bem maiores em relação a 2011, porém ainda há mais chuva prevista até o final deste mês.