Informações: Conecta Pato Branco
Foto: Jornal de Beltrão
Na manhã deste sábado (12), Paulo Dal’Alba (PL) tomou posse como prefeito interino de São João (PR). Presidente da Câmara Municipal, ele assumiu a prefeitura após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que cassou Clóvis Mateus Cuccolotto (PSD) e Valdir Wiesenhutter (PL), prefeito e vice, respectivamente, do município.
Com a posse de Dal’Alba, a vice-presidente da Câmara, Fabiana Mioranza (PSD), passa a presidir o Legislativo.
Mesmo com a decisão do TRE-PR, Cuccolotto e Wiesenhutter, os eleitos em outubro de 2024, podem recorrer da decisão, desta vez ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mesmo acórdão que determinou a vacância dos cargos, apontou a necessidade de novas eleições municipais, contudo, até o momento, não há uma afirmação se isso vai ocorrer antes de uma decisão da Corte de Brasília.
Dal’Alba, que é da base que elegeu Cuccolotto, fez críticas a oposição que efetuou a denúncia à Justiça Eleitoral. “Hoje é um fato histórico no município de São João. Foto histórico por que? Por que eu sou o prefeito? Não. É um fato histórico, porque pela primeira vez conhecemos o famoso tapetão". O agora prefeito também falou em “politicagem, persuasões políticas no meio jurídico" e que , para ele, "não é vitória”.