Informações e foto: Acislo
Nesta semana, o Núcleo dos Supermercados da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) teve uma reunião com a médica veterinária Jussara Weirich sobre a situação dos mercados que possuem açougue e como deverão proceder com a nova legislação. Jussara diz que as dúvidas mais frequentes dos supermercadistas são sobre o que pode ser feito no açougue tipo A ou tipo B, quais deles poderão preparar carnes temperadas, instalações, forma de exposição no balcão e outros.
Durante o encontro, a médica veterinária repassou algumas orientações em geral e esclareceu o decreto de 8 de janeiro de 2015, que será exigido pelos órgãos fiscalizadores. “Porém, a maior preocupação está no direcionamento do açougue tipo A ou B. Orientei o que seria cada um deles e que cada supermercado realize a opção de escolha e com isso passe a realizar as adequações necessárias para cada açougue”, diz.
Sobre a legislação vigente, Jussara diz que houve uma alteração, onde hoje todos os supermercados devem passar a cumprir as exigências dos órgãos fiscalizadores e manter seu alvará atualizado. “Já se realiza um trabalho técnico de orientações aos supermercados que fabricam seus próprios embutidos (salame, linguiça, torresmo e banha) em suas instalações de forma a garantir os padrões de qualidade do produto ao consumidor final, através do médico veterinário responsável.