Tecnologia empregada na Copa do Mundo é utilizada em monitoramento da Expopato

Policial
Pato Branco | 11/11/2014 | 11:23

Informações e foto: Expopato

Com equipamentos modernos e uma central de captação e distribuição de imagens, a Polícia Militar do Paraná está na Expopato 2014 com um caminhão de Plataforma de Observação Elevada (POE). Três operadores treinados fazem todo o monitoramento das gravações. O caminhão ainda conta com luz de alto alcance que pode ajudar na iluminação.

O caminhão está equipado com baterias e geradores com capacidade para até três dias de duração. Com conexão Wi-Fi, as imagens captadas podem ser repassadas diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle Regionais (CICCR) ou, também, para os smartphones dos policiais que estão na feira. “Usamos essa tecnologia durante a Copa do Mundo, onde monitorávamos os festivais da Fifa (Fan Fest) mandando imagens diretamente para o CICCR, propiciando agilidade e rapidez nas ações policiais”, explicou o soldado Ricardo Macedo Nicoli.

O caminhão também conta com um sistema que mede a velocidade do vento e a umidade, assim é possível prever se há possibilidade de chuvas e programar para que a equipe, por exemplo, vista capas de chuva e promover mudanças nas ações que estão sendo desenvolvidas.

Durante a Expopato 2014, a PM terá 16 câmeras fazendo o monitoramento permanente da feira. “Contamos com câmeras fixas, móveis e até com infravermelho. Elas têm capacidade para aproximar imagens de até dois quilômetros com perfeição. Todas as imagens são arquivadas em um servidor, tudo para garantir a segurança dos visitantes da feira”, contou o soldado Jesse Caetano.