Tem 'gringo' em quadra lourenciana

Esporte
São Lourenço do Oeste | 02/09/2015 | 11:36

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

Evgénii Aleksándrovich Doroféev, mas pode chamá-lo de “Russo”. O novo goleiro do Futsal São Lourenço/Citromax vem da região da Sibéria, na Rússia, e está a cerca de um ano no Brasil. Teve passagens pelos times de Guarapuava e Quedas, ambos no Paraná, onde fez estágio de quatro meses ao todo. Depois, em 2014, jogou por cerca de seis meses na equipe de Xaxim.

Russo conta que em 2011, jogando em seu país, teve contato com muitos brasileiros e isso chamou sua atenção. “Fiquei curioso para conhecer o Brasil. Pedi dinheiro para minha mãe a amigos e vim pro Brasil”. Para ele, o país é uma referência quando se fala em futebol, por isso quis tanto vir pra cá. Sobre a língua, chegou falando alguns verbos, mas agora consegue conversar tranquilamente com os companheiros de quadra.

No início deste ano, Russo recebeu uma proposta de um time do seu país e chegou a ir pra lá. Terminada a temporada, voltou para Santa Catarina onde treinou um mês com a equipe de Xaxim. Sem espaço, o Futsal São Lourenço/Citromax.

Segundo informações do presidente da equipe lourenciana, Ademir Lolatto, O goleiro recebe ajuda do time somente com a estadia, o restante ele mesmo banca. “Não tínhamos dinheiro para contratar nenhum jogador, então nossa proposta foi essa”, diz ele explicando a contratação do jogador.

Carreira

“Gostaria de ficar alguns anos no Brasil”, resume Russo ao falar de sua paixão pelo país. A relação com os atletas lourencianos já é de amizade, onde eles trocam experiências e cultura. A comida, por exemplo, tem muitas semelhanças, mas ele cita o feijão como um alimento que não tem na Rússia. “Mas eu gosto”, acrescenta.

Torcida

No último jogo, sábado (29), a torcida não lotou o Ginásio Municipal Adilson Rogério da Croce. Russo diz querer ver o ginásio lotado, com as pessoas apoiando o time. “Tenho muita vontade, abandonei coisas na Rússia não por uma brincadeira, quero fazer meu nome aqui no Brasil”, garante o atleta. Ele diz que dará o máximo para trazer conquistas ao time lourencianos.