Informações e foto: Agência Brasil
Começou, por volta das 9h desta sexta-feira (13), a primeira reunião ministerial do presidente interino Michel Temer (PMDB) para discutir as primeiras medidas do governo, que deverão ser anunciadas na próxima semana. O encontro, no Palácio do Planalto, é fechado à imprensa.
Com o afastamento nesta quinta-feira (12) de Dilma Rousseff (PT), Temer assumiu, por até 180 dias, o comando o país e já deu posse aos novos 23 ministros.
De acordo com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, os projetos prevendo reajuste para o funcionalismo público e negociados com o governo anterior serão mantidos. “Vamos trabalhar pela aprovação desses projetos, porque pacto firmado tem de ser cumprido e governo tem de ter palavra", disse ele quintaSérgioroposta é trabalhar para reduzir o número de cargos de confiança e melhorar e qualificar as despesas do governo, destacou Jucá. “O gasto público tem de ser feito com responsabilidade. O dinheiro é pouco. Portanto, tem de ser bem aplicado em prol da melhoria da população”.
Discurso
No primeiro pronunciamento oficial como presidente interino do país, Michel Temer chamou de “ingrato” o momento político e econômico por que passa o Brasil. No entanto, defendeu que agora não é mais hora de se falar em crise, “mas em trabalhar”. Ele disse que o maior desafio para que a economia brasileira saia da recessão “é parar o processo de queda livre dos investimentos”, sendo necessário para isso construir um ambiente propício para investidores.
“Nosso lema é ordem e progresso. A expressão da nossa bandeira não poderia ser mais atual, como se hoje tivesse sido redigida”, disse, em discurso no Palácio do Planalto. "O mundo está de olho no país, e havendo condições adequadas, a resposta será rápida”, acrescentou.
Ministros
- Gilberto Kassab - ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
- Raul Jungmann - ministro da Defesa
- Romero Jucá - ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
- Geddel Vieira Lima - ministro-chefe da Secretaria de Governo
- Sérgio Etchegoyen - ministro-chefe do Gabinete de - Segurança Institucional
- Bruno Araújo - ministro das Cidades
- Blairo Maggi - ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Henrique Meirelles - ministro da Fazenda
- Mendonça Filho - ministro da Educação e Cultura
- Eliseu Padilha - ministro-chefe da Casa Civil
- Osmar Terra - ministro do Desenvolvimento Social e Agrário
- Leonardo Picciani - ministro do Esporte
- Ricardo Barros - ministro da Saúde
- José Sarney Filho - ministro do Meio Ambiente
- Henrique Eduardo Alves - ministro do Turismo
- José Serra - ministro das Relações Exteriores
- Ronaldo Nogueira de Oliveira - ministro do Trabalho
- Alexandre de Moraes - ministro da Justiça e Cidadania
- Mauricio Quintella - ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil
- Marcos Pereira - ministro da Indústria e do Comércio
- Fabiano Augusto Martins Silveira - ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)
- Fernando Coelho Filho - ministro de Minas e Energia
- Helder Barbalho - ministro da Integração Nacional



