Informações: Climatempo
Foto: Arquivo/Minutta
O frio mais acentuado desta sexta-feira (8) já era esperado, pois o centro de uma massa de ar polar, que é a região mais fria, passa exatamente sobre o Sul do Brasil. Nas próximas 24 horas, este núcleo de ar polar se desloca e chega ao mar, o que vai permitir a elevação das temperaturas na madrugada do sábado (9). Além disso, áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul aumentando muito a nebulosidade. A presença de nuvens já noite desta sexta-feira e na madrugada do sábado vai evitar o resfriamento acentuado do ar.
Não há mais risco de geada no fim de semana, mas a população do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deve ficar atenta com a chuva, pois pode chover forte.
Teve frio e geada
A sexta-feira amanheceu gelada, e congelada, em muitas áreas da região Sul. O frio aumentou e os termômetros voltaram a marcar temperaturas abaixo de zero e a geada ocorreu em muito mais áreas do que quinta-feira (7).
Considerando as medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Epagri/Ciram, órgão de monitoramento meteorológico, ambiental e agrícola do governo de Santa Catarina, a menor temperatura no Brasil em 8 de julho de 2016 foi de 2,3°C abaixo de zero em Ponte Alta do Norte (SC).