Informações e foto: Prefeitura São Lourenço do Oeste
Em apenas oito horas de campanha, a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de São Lourenço do Oeste, em parceria com o Rotary Club, recolheram 15 toneladas de lixo eletrônico na quinta-feira (29). Conforme o proprietário da empresa Alpha Lixo Eletrônico, responsável pelo recolhimento do material, a coleta no município superou todas as expectativas.
Segundo o gerente de Vigilância Sanitária, Rafael Geremias, a população atendeu ao chamado e levou até a praça municipal da Bandeira os equipamentos obsoletos que literalmente eram lixo dentro das residências e comércios da cidade. Além de estarem ocupando espaço, também agrediam o meio ambiente.
O levantamento realizado no fim do dia mostrou que milhares de unidades eletrônicas, que já não funcionavam mais, foram recolhidas. Os monitores encabeçam a lista dos eletrônicos, seguido de televisores de tubo e demais equipamentos de informática. Todo o material já foi levado para a sede da empresa em Joaçaba, que fará uma triagem com a separação correta dos materiais, como plásticos, vidros, placas de alumínios e outros.
A Vigilância Sanitária da cidade pretende realizar novas campanhas, oferecendo à população a oportunidade de despacharem este tipo de material no local correto, por ser altamente prejudicial ao meio ambiente.