TRE-SC diploma eleitos em sessão solene

Política
Florianópolis | 19/12/2014 | 11:29

Informações: TRE-SC
Foto: Governo do Estado

Os eleitos nas Eleições 2014 no estado foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em sessão solene realizada nesta quinta-feira (18), no centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). Pela diplomação, a Justiça Eleitoral confere a aptidão aos eleitos para assumir os cargos a que concorreram e os torna aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2015, no cargo de governador e vice, e no dia 1º de fevereiro, data em que inicia o mandato dos parlamentares.

A solenidade confirma que o político escolhido pelo povo cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto parta exercer o mandato. Os eleitos foram diplomados pela ordem de classificação nas urnas. Foram conferidos certificados a 40 deputados estaduais, 16 deputados federais, dois senadores e seus suplentes, governador e vice-governador.

Em seu discurso, o governador Raimundo Colombo ressaltou o valor da Justiça Eleitoral catarinense. “É preciso valorizar, reconhecer e destacar o trabalho efetuado. Temos que parabenizar nossa Justiça Eleitoral.” E, entre outros aspectos abordados, apontou o voto como uma das coisas mais bonitas da democracia. “Pouca coisa é tão pessoal quanto o voto. É pelo voto que é transmitida a vontade coletiva de forma direta. E a política deve ser a expressão da sociedade. Ser a voz, a oportunidade e a esperança daqueles que não tenham.”