Unochapecó coloca laboratórios a disposição da região de São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 06/04/2016 | 17:45

Autor e foto: Marcelo Coan

Na tarde desta quarta-feira (6), na Unochapecó, polo de São Lourenço do Oeste, representantes do Executivo municipal, Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) e imprensa conheceram as instalações dos dois laboratórios da instituição.

Rose Mendes, coordenadora dos laboratórios das áreas de ciências exatas e ambientais, disse que o evento foi mais para que as entidades conhecessem a estrutura e pudessem disseminar a existência dos laboratórios. Segundo Rose, um laboratório é físico/químico – que faz análises em alimentos – e outro é microbiológico – apto em fazer análise em alimentos em geral e água.

Inaugurados em 2012, os laboratórios têm como foco dar suporte a formação acadêmica, mas também favorecer a comunidade da região com análises físico/química, microbiológicas e bromatológicas. Para Rose, a estrutura em São Lourenço do Oeste permite resultados mais rápidos e custos menores. Entre os trabalhos, ela cita, por exemplo, a análise do valor nutricional de rótulos. Para isso, ela diz que o laboratório utiliza-se do processo de análise ou programa específico utilizado pela Anvisa.

Rose conta que os dois laboratórios estão a disposição de, por exemplo, agricultores familiares, indústrias e padarias. “Nós analisamos todo o tipo de alimento. Qualquer um pode usufruir da nossa prestação de serviço”, adiantou ela.

Questionada sobre os prazos para análise, a coordenadora dos laboratórios explica que isso varia muito em função do tipo de análise, porém, garante que em média o resultado sai num período de cinco a sete dias. “Alguma análise que não pode ser feita em São Lourenço do Oeste é direcionada para Chapecó”, disse ela lembrando que hoje a Unochapecó tem em torno de 100 laboratórios.

Certificação

Rose explicou que a maioria das análises feitas em São Lourenço do Oeste é para controle de qualidade. Contudo, ela conta que a universidade já foi auditada e dentro de pouco tempo deverá estar com os laboratórios certificados. Enquanto isso não ocorre, as certificações são feitas junto a outros laboratórios da universidade, em Chapecó

Sugestão

Durante a conversa, Haroldo Farinon, diretor do polo da Unochapecó em São Lourenço do Oeste, sugeriu que a Secretaria de Agricultura e Aquicultura de São Lourenço do Oeste realize uma reunião com agricultores familiares do município para que a coordenação dos laboratórios explane sobre a estrutura e os serviços que podem ser prestados.