Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta
Numa parceria entre o pet shop Bom pra Cachorro, Clínica Alfredo Grahl e Associação Protetora dos Animais (Fênix), no dia 3 de maio será realizada a 2ª edição da Cãominhada em São Lourenço do Oeste. A saída acontecerá na praça da Bandeira, às 14h.
De acordo com um dos organizadores do evento, o médico veterinário Alfedro Osvaldo Grahl, a primeira edição foi positiva e surpreendeu pelo número de participantes. “Não sabia que tinha tantas pessoas que iriam participar. A expectativa para a 2ª Cãominhada é de que aumente o número de animais, pois assim poderemos tirar mais dúvidas e aumentar as orientações”, explicou ele.
Segundo Grahl, o objetivo é conscientizar a comunidade dos cuidados necessários com os animais de estimação. Entre as orientações ele cita a alimentação, prevenção de doenças rotineiras, cuidados com a higiene, necessidade de momentos de integração e lazer entre os donos e os animais.
Junto com isso, o evento buscará alertar as pessoas para que não soltem ou abandonem animais. “São Lourenço do Oeste está passando por um problema de cães errantes (sem residência fixa)”, alertou o médico veterinário.
Conforme Grahl, a ideia também é tornar o evento tradicional, “proporcionar a integração entre famílias e a troca de experiências para com a convivência com os animais de estimação”.
Ele lembrou também que neste ano haverá a participação da associação Fênix que coordenará a doação de animais e a venda de camisetas. A intenção é arrecadar fundos para auxiliar no cuidado e tratamento dos animais de rua.
Participação
Conforme o médico veterinário, todas as pessoas que possuem um cão de estimação poderão participar da 2ª Cãominhada. De acordo com ele, a participação é gratuita, contudo, como haverá sorteios de brindes, a orientação é que todos façam a inscrição no pet shop.
Primeira edição
Na 1ª edição, que aconteceu no dia 11 de maio de 2013, teve aproximadamente 100 cachorros acompanhados com seus donos.