Vendaval causa duas mortes e prejuízos em mais de 500 imóveis em Xanxerê

Geral
Xanxerê | 21/04/2015 | 09:47

Informações e foto: Defesa Civil

Diante da ocorrência de vendaval registrado nesta segunda-feira (20), em Xanxerê, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, determinou ações integradas de todos os órgãos do Estado no atendimento às vítimas. O trabalho conta com apoio de outras instituições que compõe o Grupo de Ações Coordenadas (Grac).

A Polícia Militar, além de auxiliar no atendimento emergencial, cedeu um caminhão para transportar os materiais de itens de auxílio humanitário de municípios vizinhos para Xanxerê. O Saer da Polícia Civil acompanha a situação e se disponibilizou a auxiliar no atendimento. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina deve reforçar as equipes para atender os feridos. Dois coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina trabalham em Xanxerê para realizar um levantamento do número de afetados, desabrigados e/ou desalojados.

Até o momento, devido as condições, a Defesa Civil contabiliza duas mortes, uma confirmada e outra informada, em decorrência do vendaval. Segundo o coordenador regional de Xanxerê, Luciano Peri, várias pessoas foram levadas com ferimentos para unidades de saúde do município. Ainda não se tem um levantamento total de pessoas machucadas. Pelo menos sete bairros foram afetados pelos fortes ventos. As rajadas causaram destruição e prejuízos ainda inestimáveis. Um ginásio desabou. A estimativa inicial é que 500 imóveis tenham sido afetados em pelo menos sete bairros.

O secretário adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, mantém como prioridade o atendimento as vítimas. A Defesa Civil já disponibilizou diante do ocorrido, itens de auxílio humanitário, que são compostos de kits de acomodação, água potável - se necessário -, lonas e telhas.

O município ainda sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia. Profissionais das empresas de fornecimento desses serviços, já trabalham para o restabelecimento dos produtos.

De acordo com a Gerência de Monitoramento e Alerta, desde sexta-feira (17) avisos foram emitidos no site da Defesa Civil, redes sociais e para coordenadores municipais, através de grupos via whatsapp.

Apoio

Ainda não há confirmação do evento que atingiu Xanxerê, no entanto, a Defesa Civil, através de informações preliminares, confirma que o temporal isolado é de características de evento meteorológico de origem eólica.

Até o momento, as informações dão conta que cinco torres de energia foram arrancadas do solo, ocasionando queda de energia em 200 mil unidades consumidoras.

Até agora, a Defesa Civil de Santa Catarina já disponibilizou 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas. Outros devem chegar aos flagelados durante a noite ou nesta terça-feira (21) pela manhã.