Vereador cobra celeridade no repasse de recursos para entidades

Política
São Lourenço do Oeste | 20/08/2015 | 09:07

Autor e foto: Marcelo Coan

Na tribuna livre da sessão de segunda-feira (17), o peemedebista Alex Cleidir Tardetti reclamou que alguns projetos de auxílio financeiro foram aprovados no mês passado, mas os recursos ainda não foram repassados. O vereador lembrou que os recursos de três projetos são de emendas parlamentares e estão disponíveis desde o ano passado.

Tardetti falou que havia um acordo para que no mês de fevereiro os montantes fossem conveniados, contudo, os projetos adentraram na Câmara a cerca de um mês. “Nós aprovamos em regime de urgência, pois entendemos que a documentação foi toda encaminhada pelas entidades. Não existem entidades com problemas documentais”, garante ele.

Para o peemedebista, isso tudo é uma forma de chantagem. “Ele [Executivo] encaminha projetos polêmicos e duvidosos para Câmara e se nós não aprovarmos ele segura os projetos que já deveriam estar com as entidades”, disse afirmando que como vereador não concorda com esse tipo de atitude.

Apesar de não concordar com a demora, Tardetti garante que o tramite dos projetos do Executivo está seguindo o processo normal na Casa de Leis. “Aqui ninguém vai aprovar projeto a toque de caixa, sem leitura, discussão ou avaliação do jurídico do nosso partido”. Segundo ele, os vereadores não estão na Câmara para fazer a vontade de um ou outro prefeito.

Através da assessoria de imprensa, o Executivo disse que as leis já aprovadas na Câmara que autorizam o repasse de recurso para as entidades dependem primeiramente do projeto técnico aprovado pela equipe de engenharia da prefeitura e de disponibilidade orçamentária. Havendo estes dois requisitos, o Executivo municipal estará chamando as entidades para a assinatura do convênio.

“É importante ressaltar que o Executivo está autorizado a repassar recursos para as entidades, porém não é obrigado, mas dentro das disponibilidades financeiras os repasses vêm sendo executados”.