Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta
Na primeira sessão após o recesso parlamentar, realizada nesta segunda-feira (3), o vereador de São Lourenço do Oeste, Alex Cleidir Tardetti (PMDB), apresentou uma indicação cujo texto pleiteia que a capoeira passe a integrar as práticas esportivas do município.
Segundo Tardetti, as pessoas com frequência procuram os vereadores para propor ações ou projetos. “Primeiro você analisa se o pedido é viável, se é relevante e contempla a coletividade”, disse lembrando que neste caso a sugestão surgiu de um grupo que pratica a modalidade na cidade. O peemedebista alega que é um esporte que mexe com metabolismo do corpo. Junto com isso, acrescenta que existem práticas de conduta a serem seguidas.
Conforme o proponente da indicação, hoje o Comitê Desportivo Municipal (CDM) oferece poucas modalidades. Entre elas estaria bocha, futebol de campo e futebol de salão – sendo em torno de 80% da demanda. “Não existem muitas modalidades que podem ser agrupadas ao CDM”.
Como as pessoas que o procuraram disponibilizaram um modelo de projeto, Tardetti afirma que o custo para implantação da capoeira entre as modalidade esportivas tem um custo muito baixo. De acordo com ele, o gasto maior seria com a contratação de um profissional, pois a prática não exige uma estrutura específica. O vereador garante que em vestimentas e instrumentos o investimento também é pequeno.
Embora exista um projeto anexado a indicação, Tardetti falou que o Executivo, junto com o CDM, tem autonomia para encontrar a melhor forma para implantar a modalidade. A intenção é que as crianças e jovens do município tenham uma nova alternativa. “É uma sugestão que a gente coloca, mas a forma de implantar deve ser discutida pela administração”, falou argumentando que é preciso desmistificar que capoeira é briga.