Vereador sugere envio de nota de protesto à Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura

Política
São Lourenço do Oeste | 13/02/2016 | 11:40

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Na sessão desta sexta-feira (12) da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, durante a defesa de um requerimento, o vereador Alex Cleidir Tardetti (PMDB) sugeriu o envio de uma nota de protesto para a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.

O vereador defende o envio do documento argumentando que o sistema da pasta é burocrático. Ele contou que a pelo menos dez anos trabalha com projetos junto ao sistema do Estado, mas está cada vez pior. “Nós encaminhamos um de R$ 20 mil recentemente para o Grupo Folkloristico San Gaetano, mas veio o pedido para a readequação de uma infinidade de documentos num prazo de quatro dias”. Para ele, o prazo é inviável.

De acordo com Tardetti, não é por que a sigla partidária faz parte do Governo do Estado como vice que ele vai ficar quieto. “Não podemos ver algo errado, burocratizado e que não tem o devido valor na região do grande Oeste”, reclama ele lembrando que na maioria dos casos os grandes valores são investidos no litoral. “Alguma coisa tem que mudar”.

Pensando em reforçar a cobrança junto ao Estado, Tardetti sugere que a nota seja levada a nível de Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) para que outras Câmaras também se somem. “Ou coloca um edital que realmente atenda as entidades culturais, ou elas simplesmente vão acabar”, disse ele reforçando que como há a previsão de uma viagem para a capital nos próximos dias, a intenção é entregar a nota pessoalmente ao responsável pela pasta.

Sessão

Um requerimento e quatro indicações entraram na casa na sessão desta sexta-feira (12). Na pauta da ordem do dia, os vereadores discutiram e votaram um requerimento – que solicita ao Executivo, informações pertinentes às deliberações legais do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste – e um ofício do Executivo que solicita a retirada de um projeto de lei.