Vereadores entregam Moção de Apoio para que São Lourenço do Oeste tenha curso de medicina

Política
São Lourenço do Oeste (SC) | 08/04/2025 | 09:38

Informações e foto: Câmara Municipal

O Poder Legislativo de São Lourenço do Oeste (SC) aprovou, nesta segunda-feira (7), uma Moção de Apoio para que a Uno SLO tenha autorização para funcionamento do curso de medicina no município. Os autores do documento são os vereadores Jader Ioris (PP) e Altair Borges (PP), mas todos os vereadores assinaram. A moção será encaminhada ao ministro da Educação, Camilo Santana. 

O vereador Borges comentou que a Unochapecó possui inserção regional fortemente marcada pela macrorregião de saúde Grande Oeste de Santa Catarina, abrangendo 78 municípios, incluindo Chapecó e São Lourenço do Oeste. “Essa macrorregião está subdividida em três regiões de saúde: Xanxerê (com 21 municípios e 201.124 habitantes), Oeste (com 27 municípios e 364.338 habitantes) e Extremo-Oeste (com 30 municípios e 219.561 habitantes)”. 

A Uno SLO, segundo o vereador, participa do edital número 1, a qual trata da chamada pública para seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de medicina. 

Já o vereador Ioris acrescenta que investimentos importantes poderão ser realizados na estrutura do local e a capacitação de profissionais da rede de atenção à saúde. “A instituição é cumpridora das exigências onde, além da sua estrutura ser eficiente para comportar tal oferta, também podemos afirmar que nossa cidade tem a devida organização e porte para atender as demandas que certamente surgirão", diz.