Vereadores mirins de SLO realizam última sessão de 2013

Política
São Lourenço do Oeste | 04/12/2013 | 11:40

Autor: Marcelo Coan
Foto: Câmara Municipal

Na noite desta segunda-feira (2), após a sessão ordinária da Câmara Municipal, os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste realizaram a última sessão do Parlamento Jovem de 2013.

De acordo com o coordenador do Parlamento Jovem de São Lourenço do Oeste, Éderson Hermann, 2013 foi muito produtivo, pois este é o quarto mandato da Câmara Mirim e grande parte dos vereadores já conhecem como funcionam as atividades.

Hermann contou que nesta legislatura os vereadores mirins pautaram a apresentação de proposições. Embora o foco do programa não seja a apresentação de proposições, indicações e requerimentos – já que o objetivo é fazer com que os jovens conheçam todo o processo –, no total foram cerca 100 pedidos.

Para o próximo ano, segundo o coordenador do Parlamento Jovem, a ideia é conter um pouco este tipo de atividade para que não haja um choque com a Câmara Municipal, já que a atribuição é do Legislativo.
Além de proposições, indicações e requerimentos, Hermann explicou que os vereadores mirins aproveitaram o período da legislatura para realizar visitações em alguns órgãos públicos e realizar campanhas sociais.

Na avaliação da presidente da Câmara Mirim de São Lourenço do Oeste, Mauricéia Dalle Tese, a participação no Parlamento Jovem faz com que os alunos desenvolvam mais em sala de aula e, ainda contribui para que novas amizades sejam feitas. Um exemplo foi o 4° Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado em Florianópolis. Na oportunidade ela contou que representantes de 20 municípios estiveram reunidos.

Embora tenha dito que gostaria de permanecer no programa, Mauricéia reconheceu que é preciso dar oportunidade para outros jovens conhecerem as atividades.

Próximo ano

O coordenador do Parlamento Jovem explicou que, conforme está previsto no regulamento do programa, em 2014 será dado de 15 a 20 dias para que as escolas possam se organizar. Na sequência, no mês de março, será feita a divulgação em todas as escolas para que até a metade do mês de abril seja executado o processo eleitoral que apontará os novos legisladores mirins que atuarão até o final de novembro ou início de dezembro.

Para oportunizar a participação de outros alunos, Hermann contou que o regulamento veda a reeleição. Segundo ele, alunos de 12 a 15 anos estão aptos a participar do processo eleitoral, desde que não apresentem nenhum problema na escola.