Visitantes da Inventum aprendem Astronomia com alunos da UTFPR

Geral
Pato Branco | 09/11/2013 | 13:26

Informações e foto: Prefeitura de Pato Branco

Aos 8 anos, Isaac Belani Piaceski pode contar aos amigos que já lançou um foguete feito com garrafa pet. A experiência foi proporcionada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia da UTFPR, campus Pato Branco, que durante a 1ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2013, lançará 50 foguetes didáticos. Em cada demonstração, os visitantes da Inventum são convidados a participar e aprendem, enquanto observam a demonstração, um pouco sobre o princípio mais popular da Física, a “ação e reação”.

A atividade integra os projetos apresentados pela Exposição da Universidade Federal Tecnológica (ExpoUT), que neste ano acontece paralelamente à Inventum. O experimento, segundo a coordenadora do Geastro, professora doutora Tina Andreolla, é usado para explicar conceitos de matemática, física e de engenharia, e funciona pelo princípio de ação e reação, a 2ª Lei de Newton .

“Dentro do nosso grupo de pesquisa na universidade, estudamos vários assuntos e os foguetes são um deles. Alguns alunos desenvolvem bases de lançamento e combustível para foguetes. Também estudamos a parte mais avançada, como o programa espacial brasileiro e os foguetes lançadores de satélite construídos no Brasil”, conta Tina.

Tudo é feito priorizando a segurança dos visitantes da Inventum. No momento de cada demonstração, é garantido que não haja veículos nem pessoas ao alcance dos foguetes. “A segurança é bem severa. Também orientamos os visitantes para não fazer em casa. Basta marcar uma visita na universidade que nós fazemos a demonstração”, alerta Tina.

Além dos foguetes didáticos, o Geastro apresenta informações sobre o sistema solar aos visitantes da Inventum. Dois telescópios, um digital e outro manual, estão à disposição do público da feira. Na sexta-feira (8), o grupo de estudantes realizou uma oficina, onde ensinou os visitantes a construir um “rádio galena”, que funciona sem bateria e sem energia elétrica. “Com esse rádio, é possível ouvir as emissoras AM da cidade, sem estar conectado a nenhuma fonte de energia elétrica. É um rádio que funciona com a energia das ondas eletromagnéticas”, explica Tina.

O Geastro conta com alunos dos cursos de Química, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Matemática e ensino médio da UTFPR-Câmpus Pato Branco. Tina destaca a importância em ofertar a integração entre os acadêmicos e a comunidade.

“A Astronomia é uma ciência multidisciplinar, em que você consegue trabalhar vários assuntos, de varias áreas. Momentos como este são muito importantes, porque acabamos incentivando outras pessoas a gostarem de Ciências, em que os acadêmicos podem desmitificar a ideia de que a área científica é chata e difícil. Acredito que a Inventum e a Expout estão fazendo com que os visitantes vejam a ciência e a tecnologia de forma mais prazerosa”, destacou a professora.