Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Divulgação
Há alguns dias, o leitor Pascoal Zani entrou em contato com a redação do portal Minutta pedindo ajuda na divulgação para encontrar ex-seminaristas. Segundo ele, a procura começou em 2014 e, até agora, dois encontros foram realizados. "Foi muito emocionante poder rever os amigos após 30, 40 anos, uma grande festa", comenta.
Os encontros acontecem na Casa de Retiros dos Freis Capuchinhos em Botiatuba, Almirante Tamandaré (PR), próximo a Curitiba, e reúnem amigos que estudaram em qualquer data, com participação de freis, ex-freis e familiares. Já são mais de 450 seminaristas ou ex-freis contatados.
Zani diz ter estudado de 1979 a 1985 e São Lourenço do Oeste representava perto de 20% dos seminaristas. Ele adianta que em janeiro de 2017 haverá um novo encontro, marcado para o dia 4 de março. O ex-seminarista deixa seu telefone para contato aos interessados em participar do encontro: (41) 8848-8303. Há também o e-mail semprecapuchinho@gmail.com.
"É evidente que a maioria não se tornou padre, mas a educação recebida dos freis capuchinhos tornou-se lição de vida que ajudou muitos na formação do caráter, da carreira acadêmica e profissional, na espiritualidade e na família", salienta.
Saiba mais
O encontro de 2015 teve a participação de 202 pessoas, sendo 106 ex-estudantes ou ex-freis (destes, seis ex-padres e dois padres diocesanos), 22 freis e 74 familiares. O evento chama-se Excap ou Sempre Capuchinho.